segunda-feira, 22 de março de 2021

Você pode não acreditar num deus, em reencarnação, em umbral, em céu e inferno, achando que nascemos e tudo acaba aqui ao morrermos e virarmos pó. Nada pode ser provado, porém, nada também pode ser negado, mas tudo depende de fé. Fé significa confiança, certeza ou firmeza de ideia. E essa fé todos têm, seja para acreditar ou para negar.

Se você acredita que tudo acaba aqui, está enganado. Acaba para você, mas seus exemplos permanecerão para sempre na história de sua vida, lembranças que serão herdadas por seus filhos, netos e descendentes, mesmo contra a sua vontade.

Em resumo, você pode não ser fisicamente eterno, mas a energia de suas ideias e sua história permanecerão, mesmo contra a sua vontade; mesmo que manifestado em vida seu desejo de nunca mais ser lembrado. Afinal, ossos ou cinzas não interagem com ninguém. Não negam, não se revoltam, não reivindicam e não interferem em nada. Ficarão ali estáticos e inertes ou transformados em cinzas espalhadas pelo vento.

Sua história só poderá ser mudada em vida. Depois de morto, seu fanatismo, seu negacionismo, sua insensibilidade e indiferença serão apenas lembranças amargas que, mesmo à sua revelia, se eternizarão no tempo.

Fique tranquilo. Ausente, outros sentirão vergonha por você.

.

"Com o passar do tempo, há dois sentimentos que desaparecem: a vaidade e a inveja. A inveja é um sentimento horrível. Ninguém sofre tanto como um invejoso. E a vaidade faz-me pensar no milionário Howard Hughes. Quando ele morreu, os jornalistas perguntaram ao advogado: Quanto é que ele deixou? - O advogado respondeu: Deixou tudo. - Ninguém é mais pobre do que os mortos." (Antonio Lobo Antunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.