terça-feira, 25 de junho de 2019

POR QUE GILMAR E REINALDO AZEVEDO QUEREM LULA LIVRE?

Desde o indiciamento de Aécio, sua irmã e Aloysio Nunes, tanto Gilmar Mendes quanto Reinaldo Azevedo mudaram completamente suas opiniões em relação à Lava Jato. Há diversas entrevistas de Gilmar e textos do Reinaldo anteriores às implicações dos tucanos que é muito fácil encontrá-los, tanto no Youtube quanto na própria revista Veja.

Fico indignado ao ver pessoas inteligentes que acompanham política chamarem Gilmar e Reinaldo de esquerdistas apenas porque querem Lula solto. Pura dissimulação! O verdadeiro motivo é livrar seus amigos tucanos das garras da justiça, já que estão absolutamente enrolados e na fila para serem condenados e presos.

Criando um precedente para Lula, abrem caminho para um festival de habeas corpus a todos os envolvidos na Lava Jato, retardando processos que certamente levariam a muitas condenações, criando um imbróglio jurídico sem precedentes na justiça brasileira. Em resumo, soltem meus amigos bandidos, prendam juízes e procuradores. Dane-se o Brasil e viva a imoralidade!

Dois fatos recentes comprovam tal estratégia.

O primeiro foi a repentina mudança de opinião do sempre "garantista e legalista" Reinaldo Azevedo ao aceitar PROVAS ILICITAMENTE OBTIDAS (garantista/legalista?), chegando ao cúmulo de abraçar seus desafetos Snowden e Greenwald e tornar-se, junto com a Folha de S. Paulo, apoiador e divulgador desse site de jornalismo apócrifo chamado Intercept. Explico. Há 4 anos Reinaldo Azevedo escreveu na Veja:
"NAS MÃOS DE SNOWDEN E GREENWALD: As relações do Brasil com os EUA estão hoje nas mãos de um vagabundo chamado Edward Snowden e de Glenn Greenwald, seu porta-voz, que escolheu o Brasil para morar. O primeiro é um ex-agente da CIA que roubou — o verbo é esse — documentos secretos do governo americano e escolheu como refúgio a Rússia de Vladimir Putin, um iluminista que era, santo Deus!, agente da KGB. O outro, Greenwald, é um advogado convertido em jornalista, que, segundo a versão oficial, decidiu morar no Brasil em razão das tramas do coração. Encontrou aqui o seu Orfeu — o que leva parte da nossa imprensa a evocações as mais líricas."
O que aconteceu? O puro e casto legalista Reinaldo Azevedo uniu-se a vagabundos que invadem a privacidade de servidores públicos, apoiando a obtenção e o uso de provas ilícitas?

O segundo fato é um CAUSÍDICO ministro do supremo defender o uso dessas provas ilegais IMEDIATAMENTE, mesmo sabendo que o art. 157 do Código de processo Penal diz, textualmente:
Art. 157. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais. 
1º São também inadmissíveis as provas derivadas das ilícitas, salvo quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras. 
2º Considera-se fonte independente aquela que por si só, seguindo os trâmites típicos e de praxe, próprios da investigação ou instrução criminal, seria capaz de conduzir ao fato objeto da prova. 
3º Preclusa a decisão de desentranhamento da prova declarada inadmissível, esta será inutilizada por decisão judicial, facultado às partes acompanhar o incidente.
Pergunto:

É necessário dizer mais alguma coisa?

Gilmar "Causídico" Mendes e Reinaldo Azevedo "Neves" são "de esquerda"?