Embora não sejamos tão inocentes, pudemos perceber nessa história da morte de Bin Laden, alguns detalhes interessantes. A CIA sabia que a possível casa do terrorista não tinha telefone e nem internet (perguntaram na prefeitura?), e que ele foi descoberto após interceptação de alguns e-mails de seu mensageiro (pediram pro provedor?).
Um dia antes da morte de Laden, o Estadão publicou a matéria Facebook é máquina de espionagem (clique e leiam), na qual o fundador do Wikileaks, Julian Assange, declara que o Facebook é a “mais espantosa máquina de espionagem já inventada”.
A internet está sendo disseminada a custos cada vez mais baixos no mundo inteiro e essa história de sigilo de dados para os cidadãos comuns, como nós, é conversa pra boi dormir. Blogs e outros serviços gratuitos, como facebooks, twitters e redes sociais, além de compras online... como tem gente boazinha neste nosso mundo, não? Já imaginaram o perfil que pode ser traçado de cada consumidor? De cada cidadão? Será que há criptografia e provedor capazes de garantir essa nossa "PRIVACIDADE", tão divulgada nos meios de comunicação? É evidente que os provedores de acesso não são parceiros conscientes dessa rede de informações, mas não pensem apenas em instalações físicas assentadas na superfície do Planeta. Qual o país que "manda" nos satélites?
Fica então, respondida a pergunta:
- Por onde passa obrigatoriamente todo esse tráfego de informações do mundo inteiro?No entanto, nossa dependência hoje da rede mundial é grande e a tendência é aumentar cada vez mais. Estamos sendo "fichados" num imenso banco de dados? Podemos ter nossos dados "SIGILOSOS" quebrados com a desculpa (se descobrirmos) de que fazemos parte de uma sociedade secreta qualquer que está atentando contra a segurança mundial das "nações livres"? Julian Assange é hacker do mal e a CIA é hacker do bem? Quem escolhe e separa os bons dos maus? O bom ou o mau? Quem é bom e quem é mau?
Não olhem para trás agora, mas estamos sendo seguidos! Não... não é Teoria da Conspiração não. É probabilidade fundamentada em constatações.
Leia também: Pura Reflexão: WikiLeaks - Quem é o Batman?
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.