domingo, 29 de março de 2020

ESTÃO PROIBIDOS DE SAÍREM DE CASA?

Lembram-se daquele bordão do personagem Macaco Sócrates, no programa humorístico Planeta dos Homens da Rede Globo entre 1976 e 1982? Ele dizia: "Não precisa explicar, eu só queria entender."

Pois então, há algo que não consigo entender. Muitos desses que reclamam não poderem trabalhar e dizem que o comércio deveria ser liberado estão trancados em casa. Ninguém está impedido de ir e vir, apenas de fazer aglomerações.

Ruas quase vazias, não se vê pessoas passeando com a família, caminhando nas lindas calçadas de muitos lugares bonitos usando máscaras em respeito aos outros (muitos têm máscaras porque vejo isso no supermercado). Vem com essa não! Há muitos lugares pra passear que tem pouca gente.

Então me vêm à cabeça algumas perguntas:

  • Por que não saem para caminhar com a família se têm tanta certeza de que nada acontecerá? Caminhar e passear gasta o dinheiro de suas reservas financeiras? 
  • Se os governos estadual e municipal tomarem uma decisão ao meu ver equivocada (na minha opinião), e liberarem o comércio e outras atividades, isto fará com que saiam às ruas?
  • Porque sairiam? Porque se fossem contaminados teriam alguém pra culpar por terem saído, e alguém adoecido ou morrido?
  • Porque morrer pelo trabalho justifica o risco?
  • Qual então o motivo desse medo todo se acreditam que o COVID-19 provoca apenas apenas uma "gripezinha"?

Não, não precisam explicar... eu só queria entender.