sexta-feira, 13 de maio de 2022

SEUS FILHOS VOTARÃO EM BANDIDOS?


Fico imaginando o diálogo entre pais que defendem Bolsonaro ou Lula com seus filhos adolescentes que votarão pela primeira vez e leram suas capivaras. O que será que eles respondem quando são questionados sobre o conceito de honestidade que lhes ensinaram?

O pai é motorista de caminhão. Após três dias fora, chega em casa tarde da noite o filho adolescente ainda está acordado:

– Oi filho! Ainda acordado?

– É que o sr. sairá amanhã cedo de novo e um homem veio aqui deixar um papel que disse ser importante.

– Que papel? Deixa eu ver. Ah, eu sabia... é do Cartório de Protestos. Há dois meses não consigo pagar a prestação do meu caminhão.

– Caramba, pai... mas o senhor trabalha tanto!

– Sim, filho, mas há dois meses não me pagam o frete. O aluguel também já venceu e ainda não consegui pagar o Imposto de Renda.

– Poxa... trabalha duro e ainda tem que pagar imposto!

– Todo cidadão de bem precisa pagar seus impostos, filho. Com eles que constroem e melhoram escolas, hospitais, estradas...

– Mas pai, minha escola tem rachadura nas paredes e a biblioteca tem goteiras; a vovó no ano passado ficou um dia inteiro deitada no chão do hospital esperando vaga e o sr. já trocou dois pneus do caminhão em um mês por causa das estradas com buracos. Por que não melhoraram isso com esse dinheiro dos impostos?

– Ah, filho! Você ainda é muito jovem pra entender essas coisas.

– Sou não pai... ontem fui tirar meu título de eleitor e neste ano vou votar pela primeira vez. Não sou tão criança assim!

– Caramba, como o tempo passa. Ontem mesmo você ainda era uma criança!

– É que o sr. sempre trabalhou muito e não viu o tempo passar. Já andei lendo e me informando sobre alguns candidatos. 

– E o que você leu?

–  Ah, sobre Bolsonaro, Lula, alguns deputados e senadores. Li que muitos estão roubando. No Congresso eles recebem R$ 180 mil por mês entre salários, funcionários, convênios médicos, combustível, viagens. O presidente tem cartão de crédito e gasta milhões por mês além do salário e as mordomias que tem e o patrimônio da família cresceu além daquilo que poderiam ter comprado. Os anteriores roubaram a Petrobrás, pagaram mensalão, compraram sítios, triplex... ganham tudo isso trabalhando 3 a 4 dias por semana e ainda fazem rachadinhas com os salários dos funcionários e desviam dinheiro de licitações e de empresas estatais. São os nossos impostos que também pagam eles né?  

– Você precisa tomar cuidado com aquilo que lê, menino! Tem muitos jornais que atacam um político porque querem que o outro ganhe e continue dando dinheiro pra eles.

– Mas pai, eu vi vídeos e gravações no Youtube que foram feitas pela polícia e mostram eles roubando. Não há como negar!

– Mas quem decide isso é a justiça. Provas não dizem muito antes dos processos serem julgados pelo Supremo. 

– Mas pai... eu vi que o Gilmar Mendes, o Lewandowski, o tal de Kássio e o Tofolli...

O pai interrompe:

– Filho, já é tarde. Estou cansado. Amanhã vou acordar às 4 da manhá e você também acordará cedo pra ir na escola. Bom a gente ir dormir.

– Só mais uma pergunta. Você vai votar em quem?

Resposta 1:

– Bolsonaro, lógico! E você também vai. Só com ele o Brasil não será um país comunista. Você quer morar num país comunista?

Resposta 2:

– Lula, lógico! E você também vai. Só com ele o Brasil não voltará a ser uma ditadura militar. Você quer morar num país com ditadura militar?

– Mas pai, você não me ensinou que é errado roubar? Você trabalhando duro pra pagar impostos e eles roubando o dinheiro que iria pra escolas, hospitais, estradas...

– Filho, estou cansado, tenho que acordar cedo. Você não entende nada de política. Dorme com Deus.

– Que Deus? Aquele deles ou o nosso?

– Chega de perguntas e já pra cama! Saco de menino!

– Ta bom pai... eu só queria entender... você e eles.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.