sábado, 7 de abril de 2012

O cavalo selado

Há um ditado popular que diz: "Se um cavalo selado passar perto de você, suba porque pode ser que ele passe apenas uma vez".

Esse ditado foi criado por alguém que acreditou ter perdido sua única oportunidade da vida. Alguém velho e amargurado que não encontrou o emprego, o negócio ou o amor com o qual sempre sonhou e lamenta "aquela" oportunidade que deixou passar; a única chance que teve de ser feliz. Quando estamos infelizes lamentamos as escolhas que NÃO fizemos.

Bobagem! Você nunca saberá o que teria acontecido se tivesse montado naquele cavalo. Pegue um, coloque uma sela, aperte bem a barrigueira e escolha a trilha. E se o cavalo empacar, desça e caminhe pela vida sem obstinações e paixões. Aproveite e explore os atalhos de seus antigos sonhos.

Nietzsche achava que o segredo da felicidade estava na própria aceitação e, simultaneamente, no desprezo a si mesmo. Aristóteles achava que o caminho da felicidade estava na moderação das paixões.

A pé verá muitas coisas que não veria a galope, inclusive as belas paragens há tempos escondidas dento de você.

(José Cláudio Guimarães)


.









2 comentários:

  1. Muito essa matéria!
    Estou fazendo uma versão, para alertar o povo brasileiro, a não escolher os maus políticos.
    veja como é importante e interessante ler uma materia assim. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O ditado se refere a uma oportunidade muito boa que a pessoa perde. O cavalo está selado... Quer dizer PRONTO e PERFEITO. Claro que outras oportunidades surgem e podem ser até melhores, mas há três coisas a se considerar: 1- aquela oportunidade ÓTIMA se perdeu; 2- não há como saber quando outra oportunidade ÓTIMA aparecerá; 3- o cavalo selado pode ser, inclusive, resultado do seu esforço e se você deixar passar, então vai ter que construir uma nova oportunidade que não se sabe quando vai acontecer. O ditado não é bobo. Apenas está sendo mal interpretado.

    ResponderExcluir

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.