sábado, 9 de junho de 2018

SENSO CRÍTICO

Com a quantidade de informações que temos hoje, infelizmente ainda vejo algumas pessoas completamente entregues a opiniões alheias, sem o menor interesse de questioná-las ou submetê-las ao crivo da própria consciência.

Estive pensando sobre o que levaria essas pessoas a agirem desta forma e relacionei alguns dos prováveis motivos:


PREGUIÇA MENTAL: É muito mais fácil aceitar a lógica de pessoas consideradas inteligentes e adotar seus argumentos. Transformam-se em papagaios impensantes e rebatem os contra-argumentos de seus contestadores com as mesmas ladainhas. Um dos recursos mais utilizados é o de mandar um link com as respostas inteligentes de seus pais ou mães adotivos-de-ideias, lidas numa entrevista.

INTERESSES ESCUSOS: Esse tipo dispensa muitos comentários. Aconteça o que acontecer, seus olhos e pensamentos sempre estarão voltados de forma dissimulada para seus objetivos pessoais. Danem-se os argumentos. O pavio de sua tolerância varia em tamanho segundo a perspicácia do seu opositor. Tipo, "ele descobriu!. Bum!"

HERÓIS SOFISTAS: Os baba-ovos desses "rolandos leros" aceitam os nós que lhes dão no cérebro e, como não entendem nada do que estão ouvindo, rendem-se ao português correto, à fluência verbal e às pitadas de lógica que muitas vezes não se relacionam diretamente com o assunto. Mas que têm lógica têm! (Leandro Karnal e Reinaldo Azevedo, por exemplo)

BURRICE: Quer que explique?

HUMANISTAS PELA METADE: Enxergam as bondades das promessas de seus ídolos e ignoram as atrocidades que eles permitem. Tudo para um futuro melhor e nada para a cruel realidade do presente.

TEIMOSIA E FIDELIDADE: "Ele defende ainda por teimosia uma causa cuja fraqueza vê, mas chama a isso «fidelidade»." (Friedrich Nietzsche)

Existem variações quase infinitas em cada um desses perfis, mas a base está aí. Vocês podem sugerir outras nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.