domingo, 7 de janeiro de 2018

SUCESSO TEM RECEITA? E O QUE É SUCESSO?

Outro dia escrevi dois pequenos textos sobre o tema sucesso.

1) "Não devemos nos sentir culpados por sermos FELIZES e outros não. FELICIDADE tem conceito subjetivo e razões efêmeras, portanto, sentir-nos culpados pode nos dar um certo ar de superioridade e arrogância. Não devemos nos sentir culpados por sermos BEM SUCEDIDOS e outros não. SUCESSO tem conceito subjetivo e razões efêmeras, portanto, sentir-nos culpados pode nos dar um certo ar de superioridade e arrogância."
Bem... eu poderia começar discutindo o conceito de sucesso, mas o assunto é tão polêmico e filosófico que certamente me faria perder o foco. Vamos supor que ser bem sucedido seja você ter um trabalho que goste, poder pagar confortavelmente suas contas, ter direito ao lazer e poupar para usufruir de conforto e segurança na velhice.

Existe receita?

Os que planejaram e deu certo acham que sim; os que não planejaram talvez tenham se arrependido de não terem planejado e os que herdaram fortunas não necessariamente se preocuparam muito com isso.

É óbvio que planejar é muito importante, seja para quem está começando a vida, seja para quem acordou mais tarde pra essa necessidade ou até para quem herdou negócios ou fortuna. Com planejamento nem tudo pode ser resolvido, mas tudo pode ser melhorado.

O problema está nas pessoas que não consideram as particularidades da vida de cada um e criticam as que não planejaram ou não foram bem sucedidas como elas foram. Muitas delas tornam-se convencidas e intolerantes com os que erraram, esquecendo-se de que existem outros valores que não podem ser medidos pela sociedade dentro dos padrões - normalmente materiais - que ela estabelece.

O que é obstáculo para uma pessoa pode não ser para outra. Depende da ordem de valores de cada um. A pessoa obstinada simplesmente retira o obstáculo alheio ao seu objetivo e continua em frente. Só consegue enxergar o sucesso do seu projeto de vida e nada mais.

Mas ambas têm algo em comum, mesmo que os valores sejam antagônicos:

2) "Para sentirem-se bem, deixaram algo que achavam menos importante de lado."

Nenhum comentário:

Posts mais populares