domingo, 28 de abril de 2013

O Fantasma da Ópera



Roteiro baseado no romance do francês Gaston Leroux e foi escrito por Elliott Clawson, com auxílio de James Spearing, Robert Schrock e Bernard McConville.

Escutando hoje a rádio Radio UCI Cinemas (aliás, boa pedida - informações no final deste texto*) Assisti no Teatro Abril a versão em português da ópera. Boas recordações! Erik fez de Christine uma estrela, mas em troca ela teria de oferecer-lhe todo seu amor. Frase de um dos diálogos que calou mais fundo: "Você estará a salvo, enquanto não tocar em minha máscara!"

A Trama

A história se passa na Casa da Ópera de Paris, recentemente comprada pelos senhores Richard e Moncharmin. Tão logo efetuam a compra, eles são alertados sobre a lenda de um fantasma, que habita o camarim número cinco. A princípio, os novos compradores riem muito sobre tal história; mas, assim que visitam o referido aposento, descobrem que realmente há algo de sinistro por trás de tal boato... Joseph Buquet, o único funcionário do teatro que realmente teria visto o fantasma, os alerta: ele realmente existe - e é um homem que não tem face, nem nariz...

Ao mesmo tempo, começam a surgir problemas com relação à ópera que está sendo apresentada, Fausto. A "prima donna" da casa, Carlotta, começa a receber cartas ameaçadoras que a obrigam a ceder seu papel principal à uma jovem cantora da casa, Christine Daae.

Ela jura ignorar tais cartas, mas, misteriosamente, cai doente no dia da apresentação. Christine entra então em cena para representar Marguerite e é um sucesso estrondoso de público. Quando retorna a seu camarim, uma voz angelical lhe fala através da parede; ele, seu mestre, fez dela uma estrela, dando-lhe fama e sucesso, mas ela, em troca, está condenada a oferecer a ele - e somente a ele - todo o seu amor.

As Personagens

Mas quem é esse misterioso fantasma que vive na Ópera de Paris?
Mesmo sobre sua identidade há dúvidas. Para alguns, ele é Erik - o sobrevivente de um desastre que atingiu a Casa de Ópera no passado; um louco, músico autodidata, e, segundo se conta, mestre em magia negra. Para outros, ele é um misterioso Persa visto na casa, sobre quem pouco se sabe, exceto que parece conhecer demais sobre os feitos do Fantasma.

O Fantasma é apaixonado por Christine Daae, uma jovem cantora de ópera da Casa de Paris, que sonha em conseguir fama e sucesso. Sendo um exímio conhecedor da Casa de Ópera, onde ele mesmo vive, oferece-lhe a oportunidade de ajudá-la atingir essa meta, destruindo a carreira da prima donna, Carlotta.
Entretanto, para isso, ela precisa obedecer a um pacto: o de amá-lo - e somente a ele. Christine aceita esse trato - "Venha me buscar, Mestre! Estarei sempre pronta!" - mas o faz sem saber que a face de seu amado é horrivelmente desfigurada. Ele, por sua vez, jura que a matará se ela se atrever a tocar em sua máscara - o que ela, inevitavelmente, faz.

Christine tem um noivo, Raoul de Chagny. Este, ao ouvir sobre o trato feito por sua amada com o misterioso Mestre, decide desvendar sua identidade e caçá-lo - mesmo sendo ele o temido Fantasma da Ópera.

.

Radio UCI Cinemas:
Para escutar a rádio em smartphones (wireless ou conexão direta é essencial), baixe o aplicativo "A Radio Online" para Android via Google Play (clique aqui). É excelente, com milhares de estações do mundo inteiro e um sistema de busca por palavras-chaves muito eficiente. Para escutar no seu computador, entre na página da MusicGoal, clique no botão "Play" animado que aparece (clique aqui) e quando baixar o arquivo "m3u", clique nele e abrirá automaticamente seu player padrão do Windows. Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.