terça-feira, 5 de junho de 2012

Escolhas 3

A vida é uma eterna batalha para domar nossos instintos, mudar hábitos desenvolvidos e superar traços hereditários. Embora muitas dessas características também sejam adquiridas ao longo da vida, nosso principal desafio está na  superação das imposições genéticas. Traços fortes e fracos da personalidade; imunidade para algumas doenças e predisposição para outras; tendência à obesidade ou à magreza; resistência ao estresse e uma infinidade de outras heranças biológicas determinam maior ou menor resistência às mudanças exigidas pelo conhecimento adquirido. E como a eterna busca pela felicidade ou para aumentar a frequência dos momentos felizes exige mudanças de hábitos e atitudes, a luta diária envolve medos e teimosias ditadas pelo ego.

A decisão de caminhar com o mínimo de sofrimento possível é só nossa. Basta que a gente opte por valores mais duradouros nas escolhas com as quais nos defrontamos quase que diariamente. Nem é necessário enumerá-las aqui porque temos conhecimento suficiente para diferenciar os valores frágeis dos duradouros sem a influência de livros, filosofias e religiões. Basta prestar mais atenção no que a vida nos mostra, sem rodeios.

E se você crê na eternidade da sua essência, independentemente de céus, purgatórios e infernos, seja ao menos coerente com aquilo em que acredita e escolha viver dignamente até o último suspiro ternário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.