quinta-feira, 10 de maio de 2012

Lealdade e fidelidade são a mesma coisa?

Muitos confundem os conceitos de fidelidade e lealdade humanas, palavras parecidas, mas com significados bem diferentes. Na linguagem popular, ambas ganharam erradamente alguns sinônimos vulgares como bajulação, adulação, submissão entre outros, mas na verdade esses adjetivos são rótulos de observadores invejosos ou que se sentem prejudicados. Fidelidade e lealdade têm etimologia distinta, significados semelhantes e diferenças sutis. A lealdade contém, enquanto a fidelidade está contida nesta primeira.

Resumidamente, fidelidade significa cumprir um acordo negociado entre duas partes. Já a lealdade não exige acordos explícitos ou convenções, sendo a pessoa responsável em manter sua conduta por meio de regras próprias estabelecidas naturalmente pelo seu caráter e senso de dignidade.

Fidelidade é com o contrato e não com pessoas. Fiéis são aqueles que cumprem seus acordos, mas às vezes são obrigados a romperem o acordado pelo não cumprimento da outra parte. Foram fiéis ao que foi negociado, leais à sua própria conduta e não à pessoa.

A lealdade, no conceito de muitos deve ser cega, e cegueira é fanatismo. Tanto a fidelidade quanto a lealdade não dispensam o bom senso para impor os seus limites.

E quem define esses limites é o caráter de cada um.