quarta-feira, 25 de abril de 2012

Desenvolvimento do ego - Carl Jung



“Não sou eu que crio a mim mesmo, mas sim, aconteço para mim mesmo” Carl Jung

Evolução do ego é a evolução do aspecto do Self que se manifesta no tempo e no espaço. O Self existe a priori e a partir dele o ego se desenvolvimento.

A evolução do ego se dá através das fases da vida. È um desenvolvimento global, no qual não existe uma seqüência rígida dos estágios.

A evolução do ego pode ser dividida em três fases:
a) Primeira infância e infância;
b) Idade adulta;
c) Velhice. 
Primeira infância e infância 
Nesta fase há uma identidade total, não diferenciada, que começa a se modificar. A identidade ego-Self gradualmente se separa e elementos do meio ambiente interagem para produzir uma primeira personalidade real. 
Destacam-se seis estágios, que em vários momentos, se sobrepõem: 
a) Realidade unitária;
b) De-integração;
c) Dimensão mágica;
d) Experienciar mitológico;
e) Medo;
f) Consciência. 
Realidade unitária 
Primeira infância ocorre logo após o nascimento. A psique da criança opera como uma totalidade relativamente indiferenciada. 
Não há diferença racionalmente experimentada entre dentro e fora, entre sujeito e objeto, porque o eu não está presente. 
É a fase da participação mística, quando a criança atua em estado de unidade com o que está a seu redor, por isso é muito influenciada pelo que o meio é, mais do que pelo que se faz ou se diz. A atmosfera psíquica é parte da criança. 
De-integração 
Processo que implica na separação da Realidade Unitária, com a finalidade de estabelecer um centro de consciência, um eu. 
De-integração é uma propriedade espontânea do Self de se dividir formando um eu e propiciando a divisão sujeito-objeto. 
Os primeiros indícios do eu aparecem por volta de dezoito meses (1 ano e meio). São eles: desenhos de círculos (mandalas), dizer não, dizer eu. O eu, recém surgido, começa pela primeira vez a ter a sensação de si como foco de permanência. Para a criança a mãe atualiza o Self continente. 
Dimensão mágica (nascimento - 6/7 anos) 
Mãe e criança interagem como se possuíssem uma identidade telepática. É uma fase pré-simbólica, onde não é possível uma compreensão racional. Não há habilidade abstrata. 
Não há diferenciação entre a imagem e o objeto que ela representa, entre causa e efeito, vontade,responsabilidade e culpa. Existe uma identidade com o meio envolvente, que é poderosamente mágico. A sobrevivência psíquica e física da criança depende totalmente dos pais. O desenvolvimento do eu ocorre em termos do corpo. 
Experienciar mitológico (6/7 anos – 12/14 anos) 
Gradualmente a fantasia sai do nível corporal para imagens mais gerais e, então, para conceitos. Aparece a capacidade de distinguir imagens e conceitos dos objetos que eles representam. 
Os elementos arquetípicos, afetos, pulsões, ameaçadores do ego nascente, ainda frágil, aparecem como bruxas, demônios, monstros, dragões, que precisam ser dominados por figuras heróicas. 
A figura paterna torna-se mais importante. Há o predomínio do arquétipo paterno, como pulsão para a independência, ordem e disciplina. 
Medo 
Sensação de inadequação resultante da desproporção entre o pequeno ego e o poder esmagador do mundo mágico que o rodeia, provocando o medo. 
O medo é uma experiência normal para a criança e não precisa ser combatido, a não ser quando for patologicamente excessivo. 
O medo do escuro, comum nas crianças, é o medo de ser novamente engolido pelo inconsciente original, já que o inconsciente é a escuridão, assim como o consciente é a luz. 
O medo existencial, que nunca abandona o indivíduo, é o estímulo para o desenvolvimento psicológico. Com ele se faz oposição ao que é temido. 
Consciência 
A separação crescente ao inconsciente é sentida como uma quebra à ordem natural. Aparece a possibilidade de escolha individual e escolher significa sacrificar possibilidades.

Escolha - risco de errar - culpa 
O medo e a culpa naturais na infância são sentimentos que levam ao desenvolvimento do sentido de responsabilidade.  
O estabelecimento de um padrão interno de certo e errado é fundamental para o desenvolvimento do ego. A consciência racional surge depois dos 14 anos.  
No início a consciência é idêntica ao código ético coletivo.  
A consciência mais individual, com julgamentos racionais e questionamento da validade dos padrões coletivos só ocorre na idade adulta. A consciência mais verdadeira, realmente individual, só aparece mais tarde, quando há o confronto entre o ego e o Self.
Idade adulta 
Na vida adulta as coisas e as pessoas não são mais vivenciadas como poderes, mas são apenas pessoas e coisas. 
O ego com sua racionalidade e controle consciente da vontade é dominante. É a única fonte de poder. É a época do controle monárquico do ego. 
A conexão com o Self original parece ter se perdido e “deve ser perdida”. O adulto normal acredita ser ele próprio o senhor de seu destino. 
O indivíduo tem a ilusão de que pode submeter tudo à sua vontade, pois sem esta ilusão, ele não pode adaptar-se socialmente. 
O objetivo é satisfazer as suas próprias necessidades de sobrevivência e competitividade, evitar o desprazer, a fim de se adaptar ao mundo real. 
A única realidade psíquica parece ser a experiência subjetiva que o ego tem de si mesmo.
A preocupação do ego é com o mundo exterior: o inconsciente compensa isto ao confrontá-lo com a realidade psíquica interior, em termos de projeções. O inconsciente começa a estar em desacordo com o funcionamento consciente. 
Velhice 
Fase do retorno. O movimento é em direção à totalidade do indivíduo. Os elementos não racionais pressionam para que haja a integração. O ego tem que se relacionar com o Self novamente, não como uma identidade inconsciente, mas sob a forma de um encontro consciente. 
A vivência desta fase ocorre quando e ego está forte para encarar o Self. 
As repressões da primeira metade da vida, que serviram para o desenvolvimento do ego, não podem mais ser mantidas. Surgem as questões: Quem sou eu? Para que estou aqui? Qual o significado da minha existência? Há a necessidade de adaptação ao mundo de dentro, até então, relativamente desconsiderado. 
Há a confrontação com os limites do ego, até a confrontação com o limite máximo, a morte física. A partir dos 35 anos, começam a surgir os primeiros sonhos com a morte, de forma velada, mas como lembrete de que agora tem que ser levada em conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.