terça-feira, 23 de novembro de 2010

Chega de lavagem cerebral!

Não vivemos para uma ideologia, mas para um mundo melhor. Viver para um mundo melhor significa não esconder os erros de uma ideologia e nem atacar a outra simplesmente por convicções ideológicas. Significa não defender os EUA por amor ao capitalismo e nem a China por amor ao comunismo. Esse é um fanatismo caro em termos de vidas humanas e irresponsável em termos de um futuro melhor.

O escravismo, o preconceito e a desigualdade (incluindo das mentes alheias) são comportamentos ignorantes e desumanos sob qualquer bandeira e sob qualquer pretexto.Os EUA são livres? A Suécia é livre? A China é livre? Cuba é livre? Nós somos livres?

Sinceramente eu tenho dó dos que se dizem livres, mas vivem conectados com as mentes dominadoras e se transformam em soldados cegos e teimosos lutando por uma causa perdida e fora de época, sem adaptá-las ao mundo atual. Isso é lavagem cerebral proposta por ideologias da Idade Média de Maquiavel, da antiga União Soviética, da China de Mao-Tsé-Tung, da Cuba de Fidel. Não percebem que Marx era, principalmente, humanista antes do próprio Marxismo que ajudou a criar. Ele criticava o sistema capitalista. Se estivesse vivo, como será que veria a China com bilhões de habitantes dentro de um "mix" Capitalista? Como humanista, ele seria a favor dos privilégios do Politburo russo da época e do Poder Central transformado em oligarquia? Mal necessário? Duvido!

O verdadeiro humanismo tem facilidade para sentir e desmascarar os que se escondem sob as mascaras do falso idealismo. Colocou o ser humano com a sua dignidade e a sua liberdade em risco, adeus máscara! Gritos de guerra com chavões são pra gente que não pensa.

"Sê senhor [apenas] DA TUA vontade e escravo [apenas] DA TUA consciência." (Aristóteles)

Isso não significa que sua opinião não possa coincidir com a base de determinadas ideologias. Não só pode como coincide mesmo! No entanto, certos interesses e incoerências não podem ser teimosamente ignorados e simplesmente metidos goela abaixo, lubrificados por uma ideologia.

Desconfie sempre daqueles que não o deixam com liberdade para pensar e decidir por você mesmo! Desconfie dos gritos de guerra e dos chavões. Por trás deles você quase sempre encontrará um comandado, um ser impensante ou um hipócrita.


-o-





Um comentário:

  1. Este seria o pensamento ideal a todos, mais, como fazer com que todos pensassem da mesma forma? Ah que ideal mais bonito e charmoso! Só que o povo tem mentalidade individualista, por isso vamos esperar por um bom tempo...
    Abraço

    ResponderExcluir

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.