terça-feira, 27 de julho de 2010

Flores são flores

Antes de entrar no tema, vale uma observação sobre o termo "seguidor" lançado na Internet pelo Twitter. Na verdade prefiro chamar de amigo-seguidor, sem me preocupar com o significado mais profundo e literal da palavra amigo, mas sim com o filosófico, pois, a filosofia admite realidades e expectativas. Amigo-seguidor é um termo que exprime uma expectativa positiva controlada, sem cobranças e sem alimentar falsas esperanças. É uma espécie de desejo... de bom presságio.

Podemos seguir um guru ou um mestre; um admirador ou um admirado; um conhecido, uma celebridade, um amigo... e até um inimigo! E se o termo amigo-seguidor sair do coração, até um inimigo poderá ceder às boas intenções da palavra. :o)

Meu amigo-seguidor @RenatoFigueredo mandou uma mensagem muito bem intencionada dizendo "Todas as frases postadas aqui são de credito de @pensadoresfalam". Entendi perfeitamente o que ele quis dizer, inclusive as entrelinhas dos limitados 144 caracteres que uma tuitada carrega. Eu agradeço a sua preocupação com o crédito e com a ética, caro amigo Renato!

Na verdade, o avatar @PensadoresFalam representa apenas um florista virtual que colhe as flores que a natureza do ser humano fez brotar em forma de palavras e as distribui sem interesses velados. São flores tão profundamente bonitas, que os laços do arranjo e o nome do florista-entregador são o que menos importa. Suas nuances de cores e seus degradês desarranjados são entregues em endereços incertos, mas podem chegar para alguém num momento certo, valendo para uma vida inteira.

Frases ou pensamentos, assim como as flores, não representam verdades e muito menos verdades explícitas. A beleza exterior das flores, assim como o sentido literal do pensamento expresso em palavras, funcionam como pequenos atrativos para gerar grandes reflexões. Não podem se isolar de todo um contexto que envolve a intenção, o perfume, o momento, a necessidade, o desejo, a superação, a esperança e, principalmente, os desdobramentos de tudo isso em forma de felicidade.

Não se preocupem se alguém se esquecer de mencionar @pensadoresFalam nos RTs das frases. O importante é não esquecer de citar o nome dos jardins onde nasceram, cresceram, foram regadas e colhidas (os autores). Se mesmo assim alguém resolver adotá-las como suas, omitindo suas origens, fica por conta da consciência e do ego de cada um. Afinal, é o que menos importa. Flores nunca deixarão de ser flores.


-o-

3 comentários:

  1. Muito bem! "No vayas fuera, vuelve a ti mismo. En el hombre interior habita la verdade." San Agustín. Flores são flores e um florista é um florista. Obrigada sempre pelas colheitas.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço por tds as flores, tds buquês, tds os arranjos, tds os perfumes e todo carinho que esse florista distribui com total desprendimento, aos seus amigos seguidores! Grazie pelas colheitas, são sempre bemvindas na minha vida!

    ResponderExcluir

Contra-argumente ou concorde, não importa. O importante é exercitar a nossa reflexão.